Por Tiago Furlan

PERVERSEFIRE ZINE: Hailz EXHORTATION!!! Selective Suicide é nome do primeiro registro da banda em estudio, ok? Coincidentemente se trata do primeiro nome da banda, estou certo? O porque da mudança de nome e existe uma razão especial para ter batizado o CD-demo com o primeiro nome da banda?

Billy: Isso. A mudança no nome foi uma questão lógica, após a minha entrada e a de Rodrigo Piazza (baixo) que já tocava comigo em um outro projeto, nós nos juntamos e chegamos a um consenso que ali estava se consolidando um novo núcleo e assim deixando pra trás o passado e dando um salto para o futuro demos inicio ao EXHORTATION. Existe sim uma razão para termos batizado nossa primeira demo com tal nome, foi que acima de tudo valorizamos muito nosso passado, seja qual for ele, então nada mais digno do que darmos o nome do inicio de tudo.


PERVERSEFIRE ZINE: É do conhecimento de todos que a formação da banda só se estabilizou após o lançamento de Selective Suicide em 2007. Foi difícil todo o processo de gravação deste material não tendo uma formação completa na época?

Billy: Foi muito difícil e cansativo, pois tivemos dificuldades em conseguir um baixista na época, ficando a cargo do Renato (guitars) gravar as linhas de baixo, pois havia um convite para participarmos de uma coletânea alemã. Então com mais ou menos um mês de ensaio nós compomos os dois sons que fizeram parte desse trabalho. Foi tudo muito corrido mesmo.


PERVERSEFIRE ZINE: Selective Suicide parece ter tido uma divulgação modesta digamos assim, isso foi uma opção de vocês ou a banda esbarrou em algum problema nesse sentido?

Billy: Modesta foi sua pergunta... na verdade não houve nenhum tipo de divulgação, a não ser a venda de CDs em shows, divulgação no myspace da banda. Pecamos muito nesse assunto, principalmente por minha parte, por ser um membro com mais experiência relacionado à cena. Estamos tentando recuperar o tempo perdido, enviando esse material para zines, sites especializados e por sinal a prova disso é nossa participação aqui!


PERVERSEFIRE ZINE: Por ter sido o primeiro trabalho de vocês em estúdio e também por se tratar de uma banda nova na cena vocês ficaram satisfeitos com o resultado final deste trampo?

Billy: Sim e não também. Pois pelo pouco tempo que tivemos de ensaios e estúdio a gravação ficou boa, é lógico que poderia ter ficado melhor, mas fazer o que... De lá pra cá muita coisa mudou, posso te garantir. É isso que nos incomoda quando ouvimos, mas o que importa é que tudo foi feito com o coração e muita vontade.


PERVERSEFIRE ZINE: Levando em consideração o que eu disse acima sobre o fato de vocês serem uma banda que está começando a trilhar seu caminho no underground, acredito que já enfrentaram alguns problemas, certo? Quais?

Billy: Todos dos quais você possa imaginar. Problemas internos, externos como organizadores que não cumprem o que prometem, que não querem dar o mínimo de suporte necessário para que possamos fazer um bom show... se no maximo fosse só isso, mas não. Até mesmo para chegarmos no show tivemos que tirar dinheiro de nosso próprio bolso, como qualquer outra banda do underground nacional, isso me dói muito, pois em poucas palavras no Brasil se a banda não tiver uma boa base financeira por trás dela ela está condenada a ficar a mingua, às vezes me sinto como um mendigo, implorando por míseros trocados, enquanto muitos esbanjam dinheiro na mídia, se dizendo Metal underground, com aparições relâmpago, tomando espaço de bandas que estão na estrada a mais de 10, 15 anos e seriam merecedoras... isso é foda.


PERVERSEFIRE ZINE: Fizeram muitos shows para a divulgação de Selective Suicide? Como vocês avaliariam a recepção do publico diante do show de vocês?

Billy: Fizemos bastante, sem duvida nenhuma. Por sinal essa foi nossa melhor maneira de divulgarmos nosso trabalho. Conhecemos muitas pessoas, bandas, fizemos grandes amigos sem contar que a recepção foi sensacional, vendemos bastante demos nesses shows que fizemos até chegando até mesmo a sermos cobrados de um futuro CD (até eu me cobro!!!).


PERVERSEFIRE ZINE: Hoje na sua opinião, qual a maior dificuldade que uma banda enfrenta para se manter firme no underground?

Billy: Tempo e dinheiro e mais que tudo sangue no olho. Porque o que tem de viadinho, falsos bangers, modistas, aproveitadores infiltrados em nossa cena não ta escrito. Isso acaba minando nossos alicerces forjados com tanta luta e suor, mas o verdadeiro Metal há de prevalecer, sempre.


PERVERSEFIRE ZINE: Vocês chegaram a contatar algum selo para um possível lançamento da banda? Houve algum interesse também de algum selo seja brasileiro ou gringo no trabalho de vocês?

Billy: Contatar não, até o momento não, pois não tínhamos uma idéia de quando começaríamos a gravar. Chegamos a manter contatos com alguns, mas nada definitivo até o momento, mas não esquentamos muito com isso, pois sabemos que nossa hora vai chegar, nem que tenhamos de divulgar nosso material de mão em mão. O que importa é fortalecermos nossa história.


PERVERSEFIRE ZINE: No cotidiano, hoje com veículos como a Internet, por exemplo, as coisas ficaram mais fáceis e práticas digamos assim. Como vocês do EXHORTATION vêem toda essa facilidade? Até que ponto vocês diriam que tudo isso pode ser positivo e negativo para uma banda?

Billy: Você já falou tudo, as coisas ficaram mais fáceis, a comunicação entre bandas de qualquer lugar do mundo de maneira simultânea, a divulgação de shows, de trabalhos das bandas, pesquisas... nesse sentido é muito bom, mas por outro lado o Metal ficou muito acessível para qualquer um. Quando mais jovem pra você conseguir um material era um sufoco, você tinha que fazer por merecer, quando aquela fita K7 ou vinil chegava na sua mão era como uma verdadeira conquista, você dava um grande valor para tudo aquilo. Hoje as pessoas sentam em uma cadeira em frente ao computador e acham que isso é curtir Metal, não sabem a verdadeira história do Metal, nem se quer se importam em fazer parte dela, isso é triste, são como crianças fecundadas em incubadoras, livres de todas ou quaisquer dificuldades e doenças em seu mundinho privado sem saber que um dia isso se acaba, e ae??? E se vêem tendo que enfrentar a vida real, nua e crua, essa que não tem dó nem piedade de ninguém.



PERVERSEFIRE ZINE: Já se passaram quase três anos desde o lançamento de Selective Suicide, acredito que a banda já tenha planos para um CD, estou certo? Como vão as coisas nesse sentido?

Billy: Sim, as coisas já estão mais do que encaminhadas, as musicas já estão todas prontas, no papel temos o CD pronto, mas no quesito gravação é aonde tudo embaça, mas estamos tentando contornar esse fator e esperamos que ainda este ano estejamos com nossa paulada na mão.


PERVERSEFIRE ZINE: Valeu pela entrevista e toda força a vocês!!!

Billy: Acima de tudo nós que agradecemos a você, não só como colaborador da cena, mas como amigo pessoal da banda por nos ceder esse magnífico espaço em seu zine, por sinal nossa primeira entrevista, por nossa culpa mesmo!!! Espero que seja a primeira de muitas... Vida eterna ao verdadeiro Metal!!!!!!!


WWW.MYSPACE.COM/EXHORTATIONMETAL



0 comentários:

Postar um comentário