Por Tiago Furlan

PERVERSEFIRE ZINE: Hailz ESCARNIUM!!!! Bom, para inicio de conversa nos fale um pouco mais como foi toda produção de Covered in Decadence, primeiro registro de vocês...

Victor E.: Antes de tudo muito obrigado Furlan, por nos ceder este espaço! Será uma honra para nós da ESCARNIUM ceder esta entrevista e contribuir com Perversefire. Bom a ESCARNIUM é uma banda consideravelmente nova e com o passar dos shows e a repercussão que a mesma estava causando nos sentimos obrigados a ter que lançar a nossa demo ainda este ano; o que realmente aconteceu no mês de junho... A “produção” foi toda feita por nós mesmos em parceria com o MD STUDIO (Sidinei Falcão) velho conhecido da cena local. Foram noites perdidas, grana faltando e muita correria com direito a todas as dificuldades que a maioria das bandas que estão no underground brasileiro enfrenta! Mas gostamos do resultado final, claro que sempre precisa de alguns retoques aqui e ali, mas isto é bom que, pois o material fica com cara de demo e isto é importante a meu ver .


PERVERSEFIRE ZINE: Notá-se que o cuidado tomado na parte gráfica deste trabalho é algo bastante impecável. Vocês se preocupam muito com isso? Vocês acham que uma produção gráfica pode render algo a mais para uma banda?

Victor E.: Com certeza deve render alguma coisa sim, mas não é por isso que nos preocupamos muito com esta parte. Acredito que o mais importante é mostrar nossa seriedade e respeito pelo camarada que irá adquirir este material entende? Acho que ao adquirir um material seja ele a base de troca ou pagando pelo mesmo, isto tem que valer a pena, certo?

Então, se vai ou não render algo está tudo bem. É foda quando você gasta uma grana na produção do seu trabalho e em troca dele recebe um Xerox mal tirado, um CD-R Rabiscado, um zine mal escrito... Parece até que você não está sendo levado a sério... Não é por que é Underground que tem que ser fuleiro, mal feito. Que seja Xerox, que seja o CD-R, mas que seja bem feito!! Mesmo que dentro de suas condições financeiras etc...! Ao pegar um material o metalhead deve analisar tudo, desde arte, fotos, gravação por aí vai... Quero saber quais sentimentos, idéias e pensamentos aquele material está me oferecendo. Por pensar desta maneira fazemos o mesmo!


PERVERSEFIRE ZINE: Aliás, devo dizer que não só a parte gráfica, mas também a sonora ficou muito boa mesmo...

Victor E.: Muito obrigado Furlan!!! A resposta acima engloba comentários sobre sua observação... Agente se preocupou muito pra ver um som audível sem que ele ficasse “limpinho”! Queremos que o cara tenha uma boa gravação e ao mesmo tempo não se esqueça que o material que ele está ouvindo é de uma banda de DEATH METAL !


PERVERSEFIRE ZINE: Diante de um trabalho altamente profissional acredito que houve interesse de algum selo, estou certo? Como está a divulgação de Covered in Decadence neste sentido?

Victor E.: Sim!! Alguns selos, distros tem nos procurado, mas ainda nada concreto! Talvez por sermos uma banda nova... O mais concreto que conseguimos foi uma troca com o selo alemão OBSCURE DOMAIN que adquiriu 20 cópias de nossa demo, e esperamos que isso nos renda alguma coisa. E a divulgação continua além das distros muitos zines tem entrado em contato!!Mas ainda não estamos conseguindo focar totalmente na divulgação! É muita coisa rolando ao mesmo tempo, até hoje não conseguimos imprimir nossos releases, não param de cobrar demos, e a grana ta sempre curta puta correria rsrsrs!!!


PERVERSEFIRE ZINE: Alguns membros do ESCARNIUM são remanescentes de outras bandas, certo? Você acredita que isso ajuda um pouco mais no entrosamento de vocês?

Victor E.: Claro!!! A vida é uma escola e tudo que você vai vivendo seja de ruim ou de bom vai servindo de experiência. Mas a todo o tempo tentamos captar mais conhecimento e experiência de tudo que vivemos... Mais do que ter estado em outras bandas acredito que o que mais nos rende experiência é a “estrada”. Fizemos muitos shows nos últimos 14 meses dentro e fora da cidade/estado e isto ensina muita coisa... Passamos 3 datas com os loucos do FUNERATUS que puta que o pariu os 16 anos de estrada dos caras nos trouxe muita coisa! Até gostaria de mandar um abraço pra esses “LAZARENTO” eles sabem o que é isso rsrs!!! André mesmo nos ajudou em várias coisas quando tivemos alguns problemas com nossos instrumentos!! Então é isso você vai tocando, vai vivendo e cada dia que passa aumenta as amizades, os contatos e a experiência!


PERVERSEFIRE ZINE: A Bahia tem um currículo invejável no underground brasileiro, isso ninguém discute. Vocês se sentem influenciados de uma certa forma por nomes que fizeram de seu estado respeitado pela cena que tem?

Victor E.: Cara, isso às vezes chega a ser um problema. Pois sempre que surge uma banda por aqui, nova, logo as pessoas começam a fazer comparações com os grandes nomes que tem no estado... Não nos sentimos influenciados pelas bandas daqui! E com certeza pode ter certeza que a todo tempo tentamos fugir disso! Não por não respeitar ou não gostar ou qualquer coisa do tipo, mas pelo simples fato de querermos mostrar o nosso trabalho! O trabalho da ESCARNIUM!! E além do mais ainda somos pequenos se comparados a história de algumas dessas bandas...

Claro se o cara ficar lá ouvindo, procurando a qualquer custo, pra achar algo incomum do nosso trabalho com outras bandas daqui ele vai achar!! Nosso contato mesmo com elas é mínimo e não passa do respeito. Isso não quer dizer que existe uma guerra entre agente...

Só acho que é hora de perceberem que a cena baiana é muito grande!!! E você não precisa ficar lambendo o saco de outras bandas pra conseguir traçar o seu caminho!! Então finalizando sim a Bahia tem grandes bandas sim, mas não somos influenciados por elas, até pelo fato de não termos muito contato com as mesmas, é apenas uma coincidência de executar o DEATH METAL em uma terra que tem ou teve grandes ícones no gênero.


PERVERSEFIRE ZINE: Acredito que também bandas com INCANTATION, AUTOPSY, GRAVE... tem um certo crédito também, correto?

Victor E.: Sim!!!!!! O INCATATION todos nós gostamos, mas foi algo meio que acidental. O AUTOPSY é influência pra qualquer banda de death metal assim como o GRAVE. Acho que o GRAVE é a mais importante para nós das 3 citadas até porque a 1° música que começamos a tocar foi um cover deles Into the Grave . Mas realmente estamos buscando algo com identidade própria um Death metal tradicional com um toque mais atual de brutalidade e Obscuridade!! Não queremos ser retrô e nem ser e fazer o que essas grandes bandas já fizeram um dia, e fazer isto é bem complicado se pensar que temos milhares de bandas por aí, mas não nos desanima.


PERVERSEFIRE ZINE: Como vem sendo as apresentações ao vivo da banda? Vocês vêm percorrendo somente o circuito nordestino ou já cruzaram algumas fronteiras?

Victor E .: Por enquanto só andamos por aqui mesmo BA Capital - interior e Sergipe.

Os shows têm sido muito bons e cheios... Temos a característica de fazer shows bem agitados enérgicos e os comentários estão sendo bastante positivos!


PERVERSEFIRE ZINE: Caro Victor, o que lhe dá mais prazer hoje em nosso cenário? E também o que lhe traz maior descontentamento no mesmo?

Victor E.: O que me dá mais prazer é fazer contatos com pessoas do mundo inteiro não tem coisa mais prazerosa do que abrir uma carta ou um e-mail de um cara que mora bem longe de você! E saber que existem muitos que não estão nas panelas, mas estão na cena ativos e compartilham de suas idéias, saber que o capitalismo ainda não engoliu o underground!

Tocar e ir a alguns shows onde você pode simplesmente bangear, tocar e beber sua cerveja! Acho que o de melhor no underground é isso afinal fazemos tudo pelo simples fato de gostar e nos identificarmos com isso, com esse modo de vida, com essa cultura! È uma pena que as vezes não posso viver isso 24 horas por dia devido a emprego essas coisas mas no meu tempo livre é isso que sou,vivo e respiro e neste momento sim que além de estar estou livre...

O que mais me deixa puto são os intrigueiros, fofoqueiros, as panelas, o elitismo, radicalismo inconsciente e inconseqüente, Caçadores de MP3 que viram CULT da noite pro dia! Nazistas/Comunistas que enchem o metal de políticas de manipulação de massa, bairristas, os RIP OFFs...Poutz!!! é tanta coisa que posso ficar umas horas falando sobre!

Aqui em Salvador uma coisa que me deixa chateado é o fato de ver poucas lojas especializadas e poucos shows ou produtores de shows que não sejam mercenários.

Isso são coisas que tem na cena e me deixa descontente, mas, mesmo assim continuamos pelo fato de acreditar que, isso não é e não faz parte da grande maioria e mesmo que se fosse ainda acredito em algo... Citar o White metal essas coisas são perda de tempo isso é lixo e eu não acompanho estas coisas! Isto está fora da cena! Quanto mais falam disso mais IBOPE dão a eles! Outro dia me perguntaram sobre UNBLACK METAL e eu ao menos sabia que desgraça era isso! Até ficar sabendo que eram uns imbecis, de cara pintada se julgando “Black-metallers” cristãos; isso é muito cômico ao mesmo tempo decadente. Não presto atenção nisso que se fodam! Gostaria de usar este passo para ressaltar uma iniciativa pessoal que começou a contar com parceiros chamada: SOUL EVISCERATION de ínicio era pra ser um WEB ZINE, mas não rolou; e comecei a usar como “produtora” de shows undergrounds fiz 1 evento aqui na cidade, e no fim do ano estarei fazendo um festival de 2 dias e 13 bandas de vários locais do país SP/SE/PE/BA e interior que espero que se repita todo ano com outras EDIÇÔES.Recentemente recebi a sua proposta de divulgar o material que tenho para o WEBZINE em seu blog. Mas acabei de receber também uma proposta de fazer ele a moda antiga e tradicional, a velha arte do cortar e colar. Ou seja: O Soul Evisceration de um WEBZINE ,virou meio que uma organização! Que começa a crescer e conta com vários parceiros e colaboradores! E por quê? Pelo simples fato de eu acreditar em algo ainda e saber que vale a pena o prazer de ver a parada andando é a recompensa!


PERVERSEFIRE ZINE: Mesmo sendo uma banda que começou suas atividades de maneira recente, eu acredito que vocês já devem ter passado por algum incomodo principalmente ao vivo... coisa normal para qualquer banda em nosso underground. No seu ponto de vista o que poderia ser melhorado em termos de estrutura para a realização de um bom show?

Victor E.: Recentemente passamos por uma situação que envolveu briga no público e o irmão do nosso guitarrista foi uma merda o show esvaziou ficamos putos e perdemos um pouco da concentração para o show!!... Então acho que são coisas básicas que podem ser feitas. Falta que os organizadores proponham um bom equipamento de som, seguranças que não seja nenhum filho da puta que saia dando porrada de graça no público...Falta mais união pelo menos respeito das pessoas que estão no público acho que isso já ajudaria e muito!


PERVERSEFIRE ZINE: Alguma possibilidade de vermos o ESCARNIUM por terras do sudeste?

Victor E.: Sim muitas!!! Temos alguns contatos por aí e já estamos nos mexendo para dar uma passada por aí! Talvez em 2010 role alguma coisa.


PERVERSEFIRE ZINE: Bom meu amigo Victor muito obrigado pela entrevista cedida, deixe um recado aos leitores do PERVERSEFIRE ZINE!!!!

Victor E.: Porra Furlan! O que dizer?! Os meus mais sinceros agradecimentos espero te conhecer pessoalmente por aí e agradecer a todos aqueles que acompanharam a entrevista até aqui!

Quem quiser pode entrar em contato conosco e conferir um pouco da ESCARNIUM através do nosso myspace... entrevistas, trocas, e-mails, cartas são bem vindo!












2 comentários:

DH disse...

Saudações Deathmetálicas, Escarnium! |,,|

Anônimo disse...

Hail Escarnium, Death Metal Rules!
Sucesso ai pra vocês!

Postar um comentário