Por Tiago Furlan

PERVERSEFIRE ZINE: Hailz meu caro Baron! Em 1994 a banda deu por encerrada suas atividades retornando somente 11 anos depois com uma outra formação e novas composições. Nos fale o porque desse tempo inativo e o que motivou a volta do BESTIAL ATROCITY?

Baron Von Causatan: Hails Furlan!! Esse intervalo grande que se deu foi à coincidência do fim da banda com opções pessoais minhas, onde estive cuidando um pouco da minha vida e família. Eu não achava ninguém que fosse ou tivesse a mesma idéia e proposta que a BESTIAL ATROCITY sempre teve. A cena local teve uma época bem fraca nesse ponto, mas coincidindo com um tempo que tive pro problemas de saúde em meu trabalho e com um novo pessoal que vim a conhecer, acabamos nos encontrando e fazendo esse retorno da BESTIAL ATROCITY. Se fosse para voltar com a banda teria que ser com pessoas que aceitassem e tivessem em mente o conceito que envolve a proposta da banda no geral. Isso só foi possível quando eu acabei encontrando R. Dekapitator, Cadaver e H. Tumor Blast em 2005 para retornar com os ensaios e shows da BESTIAL ATROCITY.


PERVERSEFIRE ZINE: O CD-demo B.A.C.K. (Bestial Atrocity Creating Kaos) lançado logo após a volta da banda foi uma espécie de comemoração desse retorno?

BVC: Foi uma forma de mostrar que a banda estava de volta e ao mesmo tempo de mostrar a nova formação, pois só tinha uma música com a nova formação sendo executada nesse show, a Demoniac Sexual Perversity. Não deixa de ser uma espécie de comemoração, mas antes de tudo foi uma forma mesmo de mostrar que a banda estava de volta e com uma formação mais dinâmica e forte que a antiga.


PERVERSEFIRE ZINE: Odes To Satan veio logo depois, mais precisamente em 2007, também pelo formato de CD-demo, certo? Como foi sua aceitação no meio underground?

BVC: Sim, gravamos um ensaio ao vivo em estúdio com todas as nossas músicas e começamos a definir quais seriam as melhores para serem usadas em uma demo. O material nem vou cuidado em estúdio, apenas editamos alguns cortes entre as faixas, já que foi praticamente direto sem quase nenhum intervalo. Sem uma mixagem direito ou mesmo qualquer tipo de masterização. O que se houve é o que e como se gravou o material. A aceitação foi muito boa com certeza, tanto que mesmo depois de dois anos ainda tem uma boa procura e tem saído algumas versões dela no exterior e outras sendo preparadas.


PERVERSEFIRE ZINE: Você diria que esse trabalho foi crucial para o contrato assinado com a Infernal Kaos Records da Coréia do Sul?

BVC: Com certeza, mas infelizmente no momento da assinatura do contrato a Infernal Kaos pediu um tempo, pois como é um selo que tem apenas uma pessoa por trás de tudo que rola por lá, ele teve problemas pessoais e assim não pode dar continuidade no trabalho e assim garantir a assinatura do contrato e do acordo, mas tal possibilidade está voltando à realidade e pode ser que com a versão brasileira do debut, ele acabe nos enviando um novo contrato e assim os lançando na Ásia. De uma maneira ou de outra nossa demo Odes To Satan vai sair por lá, eu estou apenas mudando apenas algumas coisas no encarte e vou estar enviando para ele, pois a primeira prova não ficou com uma qualidade aceitável, mas já vamos estar providenciando essa versão por lá assim como esperamos lançar logo o nosso debut com ele também. O cara é um maníaco por bandas brasileiras e apóia muito o underground daqui, mais até que muito brasileiro que diz ser fã das bandas nacionais.


PERVERSEFIRE ZINE: O BESTIAL ATROCITY foi formado originalmente em 1991. Até terem suas atividades encerradas em 94 a banda produziu somente uma demo, correto? Logo após seu retorno nota-se uma produção mais acelerada de materiais lançados pela banda, de 2006 pra cá foram 2 CDs-demo mais outras diversas participações da banda em coletâneas e splits... Você diria pra mim que hoje a banda tem um propósito mais focado e objetivo do que no inicio?

BVC: Na verdade errado, até 1994 nenhuma demo de forma oficial foi lançada. Apenas recebíamos tapes de nossos contatos e pegávamos um gravador e gravávamos os ensaios e mandávamos para os nossos contatos. Tem gente pelo Brasil que tem mais material raro do que eu mesmo que sou da banda, nem tudo que a gente gravava era copiado para a gente também. Em 1994 deveria ter saído um tape com trechos de 3 shows nossos, dois de Piracicaba e um de Cerquilho/SP, mas como a banda acabou isso foi deixado de lado, mas eu não tenho essas gravações e assim não tenho como disponibilizar aqueles materiais nesse momento. A demo-tape Cultum Luciferianum foi lançada no meio do período de inatividade da banda em 2001, devido ao pedido de muitas pessoas naquela época por material da banda, contando com gravação de um show de 1992 e um ensaio de 1993, mas ainda assim apenas saiu após 07 anos de inatividade. Sim, hoje a banda está muito mais focada em seus lançamentos e nas formas de promover o seu nome no underground dentro dos meios que ligam a banda aos verdadeiros fãs do Metal underground aqui no Brasil e fora. No começo da banda tudo era focado nos ensaios e shows e ninguém mesmo tinha em mente direito a gravação de um material de acordo em estúdio, quando começou a acontecer essas idéias foi no momento de quebra dentro da banda, ao mesmo tempo em que a banda acabou recebemos o contato de uma gravadora para podermos lançar um 7”EP split com uma outra banda nacional por um selo francês, mas já era tarde demais. Foi um período complicado para a banda em 1994, perdemos muitas coisas boas e muitas coisas ruins começaram a rolar dentro da banda.


PERVERSEFIRE ZINE: E o tão esperado álbum de estúdio, quando sai?

BVC: Christ Must Suffer está gravado e nesse momento, após refazer as gravações da segunda guitarra, estamos mixando a guitarra e acertando alguns detalhes finais com a bateria e o vocal, após isso é masterizar e ir para a fábrica. Temos uma cooperativa de selos que vai cuidar da distribuição e lançamento aqui no Brasil. Antes de anunciar estamos fechando os últimos detalhes neste momento e espero que até julho/agosto de 2009 o mesmo já esteja disponível para todos. Ao mesmo tempo já estou negociando além da Coréia do Sul também com selos no México, Alemanha e outros países para ver as reais possibilidades de colocar esse debut álbum de uma vez nas mãos dos fãs de desgraceira e assim já pensarmos no próximo passo que é um novo álbum com a atual formação, ou pelo menos um split ou algo ao vivo.


PERVERSEFIRE ZINE: Após tantos anos de luta de uma banda acredito eu que a gravação e lançamento de um CD é algo muito compensador, como uma batalha ganha mesmo. Quais as expectativas de todos vocês em termos de divulgação desse material?

BVC: Eu convivo com o nome BESTIAL ATROCITY desde 1991 e para mim o lançamento oficial deste debut será um marco afinal, algo que representa anos de luta, até mesmo na época que a banda estava parada. Mas ao mesmo não penso em ficar parado, como disse, já quero agendar shows para a divulgação deste debut, mas já pensando em compor novos sons com a atual formação, que acho eu vai deixar algumas pessoas realmente assustadas com o novo caminho da banda, ainda mais extremo e underground, com menos concessões e ainda mais violência na agulha. A divulgação vai ser feita na estrada mesmo, pois é em cima do palco que a coisa acontece nos dias de hoje. Então contando com 6 gravadoras nos ajudando na distribuição/divulgação já estamos alcançando todo o país e assim isso vai ajudar muito nos shows, mas como vivemos em um país-continente fica tudo um pouco mais complicado para certas regiões, mas vamos fazer o possível para mostrar o debut Christ Must Suffer ao vivo para todos os lugares possíveis!!


PERVERSEFIRE ZINE: Você também é o mentor da Vampiria Records, distribuidora que presta um fudido suporte ao underground não só nacional, mas mundial até, porque não. Como foi a idéia de criar a Vampiria Records e como é dividir todo o tempo entre banda e distribuidora?

BVC: A Vampiria Records surgiu em 1998 pensando em criar um ponto de suporte para a cena local principalmente e depois se ampliando para tantos outros espaços com o tempo. O mesmo aconteceu com os trabalhos, pois o que era uma distribuidora apenas, virou uma gravadora underground e nos últimos 4 anos uma produtora de shows e uma “empresa” de management para dar suporte para shows de diversas bandas. A divisão de tempo é fácil para mim, pois vivo 24hs falando sobre Metal atualmente e assim tempo para tudo é arranjado na raça e na unha mesmo, vou trabalhando com a Vampiria Records, com os trabalhos da banda e ainda arrumo tempo de vez em quando para trabalhar ainda com o meu zine, o Satanic Militia Magazine, que tenho por intuito lançar pelo menos 3 edições em 2009. E sempre vou inventando mais coisas para fazer, é complicado mas quando se faz porque gosta nada é complicado e sim prazeroso.


PERVERSEFIRE ZINE: Um assunto sério e bastante em pauta no momento são os downloads, esse acesso fácil que infesta a Internet e querendo ou não é muito prejudicial às bandas que dão tudo de si para produzirem seus materiais esperando o mínimo de retorno e nada. Qual sua visão sobre isso sem dizer o fato de você também ter uma distro o que também deve ser bastante prejudicial, correto?

BVC: O download é uma praga imensa, mas ao mesmo tempo é algo muito bom para divulgar as bandas. Sem a internet, sites como myspace, youtube não existiram e as bandas não teriam essas ferramentas disponíveis para divulgar o seu trabalho de forma mundial nos dias de hoje. São situações que não adianta dizer que é algo ruim, é algo real e que movimenta o mundo do underground hoje, sem essa divulgação não tem cena direito hoje. Por mais que desejemos que as coisas ficassem como antes, quando as trocas eram feitas por tapes por correio, hoje é por MP3 pela internet, alguns cliques do mouse e já pode contar com um álbum ou até a discografia toda de uma banda, então é complicado mesmo para uma banda conseguir manter as vendas de seus álbuns normais como no passado, o mesmo sofrem as distros e selos atualmente. São coisas que não temos como lutar facilmente, agora é um momento de se adaptar e ver o que vai ser melhor para a sua banda. Do mesmo jeito que tem pessoas que processam os sites ou servidores que tem disponível os downloads, tem bandas pelo mundo ganhando dinheiro vendendo MP3 pura e simplesmente. O mundo mudou, as formas de promover uma banda mudaram, então temos que dar um jeito de nos adaptarmos com o que está acontecendo. A BESTIAL ATROCITY vai ter uma nova demo com algumas músicas de sobra de estúdio das gravações da época da Odes To Satan, só que vai ser me tape e com patches para motivar o pessoal, pois ou compra os dois ou não compra nenhum, será um formato die hard, mas com certeza uma opção de mostrar o trabalho da banda e ao mesmo tempo vender um item promocional da banda. Não é nem pensando na grana e sim na melhor forma de divulgação da banda, o próprio fã com seu patch costurado em sua calça ou colete, essa á nossa real divulgação!!


PERVERSEFIRE ZINE: Você acredita que isso é um mal evolutivo ou é coisa de momento? Não só como membro de uma banda, mas sim como headbanger o que você pensa do futuro no underground?

BVC: Eu nem olho pro underground no futuro, eu vejo o presente e vejo shows vazios, zines sem procura nenhuma quase, vejo CDs encalhados nas gravadoras e vejo acima de tudo uma falta de paixão ao Metal em um todo do fã para com as bandas e o sentimento em geral ao contrário do que tínhamos antes. Então se esse é o presente, tenta imaginar o futuro...ou teremos uma volta ao passado através de novas fórmulas no futuro ou veremos o real Metal ir diretamente para o esquecimento e vermos apenas essas bandas da moda com seu pseudo-Metal tocando por todos os lados e o puro Metal, com sentimento, com paixão excluído e esquecido. Algumas coisas do passado estão voltando, vejo algumas pessoas como vocês lutando para manter o fanzine ainda em circulação, uma mídia muito mais importante que qualquer revista que foi substituído pelo webzine. Vejo a volta do vinil aos poucos não só no Metal, como em outros estilos, mais como uma forma de evitar pirataria do que realmente um resgate do gosto pelo som do bom é velho vinil. Se o futuro é bom eu não sei, mas serão os nossos atos no presente que vão mostrar o que vai ser do underground nos próximos 10 anos.


PERVERSEFIRE ZINE: Christ Must Suffer será o titulo do primeiro CD do BESTIAL ATROCITY. O que os headbangers poderão esperar deste trabalho? Vocês já estão preparando shows para sua divulgação? Quais as novas da banda?

BVC: Exato, esse é o título de nosso debut. Podem esperar um trabalho sério, bem-feito, bem-produzido, mas algo realmente ostentando o som old school e violento que a BESTIAL ATROCITY sempre realizou. Temos alguma coisa de material antigo neste álbum, assim como material inédito para muitas pessoas que não tem acesso aos nossos shows aqui no estado de São Paulo e algumas faixas inéditas até para quem acompanha a banda em todos os shows. Estamos preparando um material gráfico totalmente herege e anticristão como deve ser e sempre fizemos. Com certeza esperamos que o trabalho todo agrade aos headbangers que terão a paciência e que queiram perder tempo com o nosso debut oficial e original na mão. Estamos preparando shows a partir de julho para divulgar o debut pelo Brasil, com uma turnê ao lado da banda EQUINOXIO (Black Metal-Panamá) e estamos negociando shows para o sul do Brasil e esperamos tomar de assalto o nordeste e norte assim que possível, pois sempre recebemos contatos do pessoal daquelas regiões querendo nos ver ao vivo e como temos 4 pontos de lançamento diretamente nessas regiões esperamos que finalmente possamos estar tocando por lá. Fora isso para quem ainda não sabe temos uma nova formação, agora somos um quinteto oficialmente, desde maio de 2008, quando estreiamos em 04 de julho ao lado do POSSESSED em São Paulo, mas ainda tivemos mudanças na formação e agora a BESTIAL ATROCITY conta com Baron Von Causatan (vocal), R. Dekapitator (baixo), H. Tumor Blast (bateria), War Commander (guitarra) e L. Infernal God (guitarra). Com esta formação já temos material novo e logo o pessoal vai poder ouvir ao vivo o resultado dessa formação que já começa a compor material novo para os próximos lançamentos.


PERVERSEFIRE ZINE: Grande Baron muito obrigado pela fudida entrevista, o espaço é todo seu...

BVC: Agradeço à você Furlan e ao Nau pelo espaço cedido e que o Perversefire Zine siga adiante por muitos anos, provando que o sentimento do real underground não acabou e assim teremos a certeza de que enquanto pessoas como vocês estiverem batalhando pelo underground com vontade e por gosto o mesmo estará à salvo!! Só tenho que agradecer pelo espaço cedido e pelo convite que nos fizeram. Hails!!!!!!!!!!



www.myspace.com/bestialatrocity



PS: Logo após essa entrevista cedida pelo lider da banda Baron Von Causatan, foi comunicado o encerramento das atividades da mesma.


0 comentários:

Postar um comentário