Por T. Furlan Warlust

PERVERSEFIRE ZINE: Salve meu grande irmão Paolo e todo DESDOMINUS! Começo minha entrevista com uma pergunta que eu acho que todos aqueles que conhecem e seguem o trabalho da banda tem a curiosidade de saber... Without Domain, primeiro CD da banda foi lançado em 2003. Desde então a banda não apresentou mais nenhum material gravado ao underground, qual o motivo desse tempo todo sem algo lançado?
Desdominus: Depois do lançamento do Without Domain em Dezembro de 2003 a banda passou por algumas mudanças na formação, como a entrada de Rafael de Faria no Baixo, a saída do antigo Vocal e Guitarra, sendo substituído por Paolo Bruno logo depois, e isso acabou tomando algum tempo para os novos integrantes pegarem os sons como também para desenvolver um sincronismo musical entre todos. Mas o que mais pesa nesse tempo sem lançar nada novo, são fatores externos a banda, problemas de ordem pessoal, verba para investir em gravação, tempo pra se dedicar a banda, e embora não termos lançado nada novo nesse período, a banda sempre se manteve na ativa, fazendo shows, compondo, ensaiando, etc.

PERVERSEFIRE ZINE: Este álbum foi lançado pelo selo Heavy Metal Rock, que também é uma loja especializada em Rock/Metal... Pelo fato disso contribuiu com uma melhor divulgação deste trabalho? Resumindo hoje, vocês se sentem satisfeitos com o trabalho do selo?
Desdominus: Ficamos satisfeitos com a parceria firmada com o selo Heavy Metal Rock, e acreditamos que o contato que a loja mantém com outros selos nacionais e internacionais, contribuiu muito na divulgação e distribuição do material.

PERVERSEFIRE ZINE: Não rolou nenhum interesse de algum selo gringo em Without Domain?
Desdominus: Infelizmente não.

PERVERSEFIRE ZINE: Por outro lado a banda tocou muito pra divulgar Without Domain, certo? Algum show em especial pra destacar?
Desdominus: Um show que podemos destacar foi no Setembro Negro de 2004, junto com Enthroned (Bélgica), Miasthenia, Unearthly, Crux Caelifera, Impurity, Templum e Perpetual Dusk, foi um grande evento com um grande publico.

PERVERSEFIRE ZINE: Vocês, com todo o tempo de estrada que tem, poderão me responder uma coisa. O que mudou em termos de show de 2003 pra cá? Eu digo em termos de estrutura... estou usando o ano de 2003 especificamente devido ao lançamento do debut CD de vocês...
Desdominus: Em termos de estrutura não mudou muito, sempre existe e vai existir aquele show que você vai chegar pra tocar e a aparelhagem não vai agradar e as vezes até prejudicar a apresentação, mas por outro lado com as facilidades de contato através da internet, melhorou a comunicação tanto para organizar quanto para divulgar os eventos.


PERVERSEFIRE ZINE: A década de 2000 foi marcada pelo extremo boom de downloads e facilidades em conseguir qualquer tipo de informação pela internet. Principalmente a música de uma maneira geral. Até que ponto isso ajuda e atrapalha pra vocês?
Desdominus: Nós sempre fomos meio atrasados em relação à internet, é um ponto a se melhorar. Diretamente não nos atrapalhou, porque quando lançamos o último cd ainda não existia internet... (risos), nem tanto, mas quando acabaram as cópias do Without Domain ainda estava no começo essa febre de downloads.
Por um lado é bom pela facilidade em se divulgar o trabalho praticamente sem custo e para o mundo inteiro, mas indiretamente acaba prejudicando, hoje em dia, por exemplo, os selos não investem mais nas bandas assim como era há 15 anos, porque caiu a procura por cds originais, pela internet é mais fácil e rápido o que acaba tirando o valor intelectual do trabalho (quem criou não recebe por isso) e também perda da qualidade do som.

PERVERSEFIRE ZINE: Vocês acham que um pouco daquela magia em ter o material original de alguma banda está acabando? Eu não digo somente em ter um CD ou vinil, tape... mas até mesmo o público em shows parece ter diminuído... posso estar enganado, queria estar, mas acho que toda essa facilidade está tirando um pouco o zelo que existia outrora, qual o ponto de vista de vocês sobre isto?
Desdominus: É a famosa história: “o que vem fácil, vai embora fácil” e assim não deixa de ser com o prestígio das bandas. Antigamente shows underground com 300 pessoas eram comuns, hoje é difícil conseguir um público desse somente com bandas underground. Mas tudo isso é consequência da evolução, temos que nos reinventar e tentar sobreviver.

PERVERSEFIRE ZINE: Paolo, essa é pra vc... Nos fale mais de seu projeto, THY LIGHT... como é pra você levar esses dois trabalhos? Dá pra conciliar legal as duas coisas?

Desdominus: O Thy Light é apenas um projeto. Todo meu foco se tratando de musica atualmente é em cima do Desdominus, então da pra conciliar normalmente, já que o Thy Light não faz shows, não precisa de ensaios etc.

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

PERVERSEFIRE ZINE: Alguém mais de vocês mantém outros projetos?
Desdominus: O Wilian também tem um projeto Dark/Doom Metal somente de estúdio chamado Fractal (www.myspace.com/projetofractal), onde o Paolo participa fazendo alguns vocais.

PERVERSEFIRE ZINE: Enfim eis a perguntar que não quer calar........... Quando teremos em mãos um novo trabalho do DESDOMINUS??? Tem algo a adiantar?
Desdominus: Lançamos o cd-promo em Março deste ano com 3 músicas que estarão no cd completo que irá se chamar “Devastating Millenary Lies”, até o fim do ano pretendemos estar lançando esse novo trabalho, já estamos com as músicas em fase de masterização (08/2012) e a arte gráfica está pronta, estamos tentando negociar alguma parceria para prensar as cópias, mas ainda nada firmado.

PERVERSEFIRE ZINE: Meus grandes amigos muito obrigado pela paciência em responder essaentrevista, o espaço é todo de vocês...
Desdominus: Nós que agradecemos a oportunidade de estar divulgando nosso trabalho e parabéns pelo zine.

“Ser livre é uma condição necessária aos fortes, servir e uma condição necessária aos fracos.”

0 comentários:

Postar um comentário